
A cor é uma das ferramentas mais importantes na comunicação. Sua presença pode ser um ingrediente chave no desenvolvimento da marca, e sua ausência uma desvantagem.
Quando a cor ocupa um espaço adequado, com o destaque necessário, ela pode ser utilizada a favor da informação e da comunicação, pois adquire força para propagar toda simbologia.
Não é certo fixar um determinado significado a uma cor, pois ele varia de acordo com a cultura e o simbolismo dado pela sociedade.
As cores também tem um enorme significado nos logotipos. Uma ou mais cores de tons variados podem passar a ser mais importante até que a próprio símbolo/logotipo.
"A cor é uma das ferramentas mais importantes na comunicação"
Vermelho: Aumenta a atenção, é estimulante e motivador. Indicado para anúncios de artigos que indicam calor e energia, artigos técnicos de ginástica.
Laranja: Indicado para as mesmas aplicações do vermelho, com resultados um pouco mais moderados.
Amarelo: Visível a distância é estimulante. Cor imprecisa pode produzir vacilação no indivíduo e despertar parte de sua atenção. Combinado com o preto tem maior visibilidade. Aplicações em anúncios que indiquem luz. É desaconselhável seu uso em aplicações muito extensas.
Verde: Estimulante, mas pouca força sugestiva; oferece uma sensação de repouso. Indicados para anúncios que caracterizem o frio, azeites, verduras e semelhantes.
Azul: Possuí grande poder de atração; é neutro nas inquietações do ser humano; acalma o indivíduo e se sistema circulatório. Indicado em anúncios que caracterizem o frio.
Violeta: Entristece o ser humano, não sendo, portanto, muito bem visto na criação publicitaria.
Embora não seja a mesma coisa, alguns princípios também são aplicados na publicidade online e no web design. Uma boa combinação de cores pode captar a atenção de seus visitantes. Veja um estudo (feito em 2010) mostrando as cores mais utilizadas na Internet:
(Clique na imagem para ampliar)
Conhecemos muito mais sentimentos que cores. Por isso, cada corArtigos complementares a este que tratam sobre publicidade:
pode produzir muitos efeitos distintos, até mesmo contraditórios. Uma
mesma cor atua em cada ocasião de maneira diferente. O mesmo vermelho pode parecer erótico ou brutal, inoportuno ou nobre. Um mesmo verde pode parecer saudável, ou venenoso, ou tranquilizante.
Um amarelo, radiante ou irritante. A que se devem esses efeitos tão particulares? Nenhuma cor aprece isolada; cada cor está rodeada de outras cores. Em um efeito, intervêm várias cores – um acorde de cores.
O vermelho com o amarelo e o laranja produz um efeito diferente ao
do vermelho combinado com o preto ou com o violeta; o efeito do
verde com o preto não é o mesmo que o verde com o azul. O acorde
cromático determina o efeito da cor principal (HELLER, 2007).
- As Cores: Conhecendo seus significados
- 98 Logotipos de Altíssima Qualidade
- Publicidade - Você sabe o que é?
- 7 Regras para Criar um Logotipo Perfeito
Até mais!